O futuro do nosso planeta depende da
SUSTENTABILIDADE

Como parte do grupo Isolago e Componit, a COMPOSTAR foi fundada para responder aos desafios atuais que estão em constante mudança nos mercados. Somos especialistas na produção e fornecimento de soluções com materiais inovadores de bioplásticos, voltados para aplicações específicas.

Com vasta experiência em I&D, a visão da COMPOSTAR segue o caminho de ser seu parceiro estratégico de negócios na produção e fornecimento de soluções em bioplásticos, orientadas para a aplicação final.

O que são os Bioplásticos

Os materiais bioplásticos têm propriedades semelhantes às dos plásticos convencionais e podem ser armazenados de maneira comparável e processados em máquinas convencionais de plásticos. 


Os polímeros biodegradáveis podem se decompor em diferentes ambientes, como compostagem industrial, compostagem doméstica, solo e água.


Eles são testados por órgãos de certificação independentes; entre os mais importantes estão a TÜV AUSTRIA Bélgica, DIN CERTCO na Alemanha e BPI na América do Norte. Produtos compostáveis industrialmente, certificados conforme a norma EN 13432, podem usar o selo Seedling® da European Bioplastics e.V. (https://www.european-bioplastics.org/).

bioplásticos são materiais biodegradáveis e/ou de origem biológica. 

Os polímeros de origem biológica são produzidos utilizando recursos renováveis.

Por que a empolgação?

1. CONSCIÊNCIA AMBIENTAL 

O interesse da sociedade pela conscientização ambiental continua a crescer e, com isso, a demanda por produtos sustentáveis e ecológicos. Em resposta, muitas lojas e supermercados deixaram de oferecer sacolas plásticas gratuitamente.

2. MUDANÇAS NA LEGISLAÇÃO

Exigências legais, como a proibição de plásticos de uso único (SUP) em vários países, resultaram em uma maior demanda por soluções ecológicas.

3. CARACTERÍSTICA DO PRODUTO

A biodegradabilidade está se tornando uma característica de produto cada vez mais popular e benéfica, como no caso de plantas e flores plantadas em vasos que podem ser colocados diretamente no solo para se decompor naturalmente.

4. REDUÇÃO DE RESÍDUOS

O uso crescente de bioplásticos ajuda a reduzir a quantidade de resíduos produzidos, o que, por sua vez, tem um efeito positivo no meio ambiente.

Normas e Certificações

Em determinado momento, surge a questão de saber o que aconteceria quando o produto chegasse ao seu ciclo final. No caso dos bioplásticos, existem diferentes cenários para a opção de fim de vida. Um deles é a degradação biológica em diferentes ambientes, como em uma instalação de compostagem industrial, compostagem doméstica, no solo e até mesmo em águas doces e marinhas.

Os diferentes institutos de certificação são responsáveis pela medição da biodegradação e/ou da percentagem de base biológica e confirmam isso através da atribuição da marca de teste.

Esse aspeto fornece transparência para o mercado e serve como orientação para os clientes e seus consumidores. As entidades de certificação mais importantes na Europa são a TÜV Austria Belgium (Bélgica) e a DINCertco (Alemanha). Na América do Norte, a entidade responsável é a BPI (https://bpiworld.org/).

Nenhum produto é feito para durar para sempre.

Por que devemos usar materiais biodegradáveis e de origem biológica?

A gestão de resíduos é um grande desafio para a humanidade. Para alcançar um futuro sustentável, é necessário desenvolver soluções que ajudem a reduzir a nossa dependência de recursos fósseis, ao mesmo tempo em que melhoram a pegada de carbono de produtos como materiais de embalagem. 


Os bioplásticos possibilitam o desenvolvimento de soluções inovadoras e alternativas aos plásticos convencionais. Além disso, os plásticos de origem biológica reduzem a dependência de recursos fósseis, melhorando a pegada de carbono de um produto.

Materiais biodegradáveis permitem cenários de fim de vida mais favoráveis. Isso pode aliviar a pressão sobre nossos sistemas de resíduos atuais e também sobre o meio ambiente.


A indústria de embalagens é atualmente o maior usuário de bioplásticos, mas há muitas outras aplicações possíveis, e os consumidores estão cada vez mais interessados em soluções biológicas alternativas.